PD_290509_Sumidouro_151A partir do dia 15 de agosto (2009), estará em cartaz na Grande Galeria do Palácio das Artes, a exposição, Emboabas – 300 Anos Depois.

É uma pesquisa histórica sobre a guerra que deu origem ao estado de Minas Gerais.

A exposição reúne documentos, ilustrações, objetos antigos e fotografias. É aí que eu entro…

Fui convidado pela equipe – Andréa Mattos/Via Social: produtora; Flávio Vignoli: Museógrafo, designer; Leonardo Magalhães: Curador -; a percorrer os principais pontos do estado onde se desenrolaram os conflitos.

estrela

Foi um trabalho muito prazeroso, algo entre o comercial e o autoral.Apesar de se tratar de uma encomenda, o que eles me pediram foi uma interpretação pessoal sobre a história e os lugares, Ouro Preto, Itabirito, Tiradentes, Caeté, e a região da Garganta do Embaú, no Sul de Minas, foram os lugares que percorri. Como os fatos, a guerra em questão, aconteceram há 300 anos, antes haver qualquer cidade no estado, não existem vestígios comprovados, e a paisagem se modificou demais.

PD_070509_Tiradentes_140

Procurei criar imagens que falassem algo sobre a exploração de um ambiente novo, e a busca pelos tão cobiçados minerais… Me guiei pelos textos do curador Leonardo Magalhães, e por termos históricos, que me trouxeram imagens instantâneas, como  “capão da traição”, “Eldorado”, “Rio das Mortes” e por aí vai…

Editamos 27 fotografias que foram ampliadas em variados tamanhos: 82×55 cm, 73×110 cm, 110×170 cm, e um panorama de 55 cmx4,32m.

Todas foram impressas em papel Hahnemuhle cotton rag satin, 308g, pelo Guilherme Horta.

Fica em cartaz de 15 de agosto a 20 de setembro no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Depois vai para São Paulo, possivelmente no Museu do Ipiranga, possivelmente em novembro, mas ainda sem confirmação…

PD_070509_Tiradentes_046

Anúncios